Oficinas de História
Gênero, Cidadania e Periferia
Identidade e Cultura Hip-Hop
Durante o mês de
maio de 2017 foram realizadas duas aulas oficinas de História com os alunos do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Agroindústria, Química e Edificações do Instituto Federal de Goiás/Aparecida de Goiânia. Essas ações foram construídas a partir de dois objetivos
fundamentais: desenvolver a prática docente entre os bolsistas do PIBID e proporcionar
um momento de debate e aprendizado para os alunos sobre Gênero, Cidadania,
Periferia, Identidade e Cultura Hip-Hop. As aulas foram instigadas por
meio da exibição de documentários audiovisuais que problematizaram esses temas
da atualidade e permitiram uma discussão norteada pela perspectiva histórica.
Dessa forma, foi possível elaborar uma reflexão dentro da disciplina de
História acerca desses conteúdos.
A primeira oficina foi realizada sobre o
tema História, Gênero, Cidadania e Periferia.
Essa oficina foi
realizada no dia 06 de maio e abordou as relações históricas entre cidadania e
gênero, ao problematizar a construção do lugar social das mulheres brasileiras na
periferia no século XXI. Como estratégia metodológica, os bolsistas optaram por
um momento para explicar o significado histórico dos conceitos de Gênero, Cidadania e Periferia. Em seguida, foi exibido o documentário Mulheres da Terra (2013), de 13
minutos de duração, realizado por Allan David, Blenyo Santos, Renata Peres de
Lannes e Rubson A. Emídio. A obra audiovisual conta as histórias de vida de cinco moradoras
do bairro Terra Prometida, em Aparecida de Goiânia. Residentes na periferia,
essas mulheres narram suas trajetórias individuais, seus medos e sonhos, a
relação que possuem com o lugar que moram, os obstáculos cotidianos e as
demandas sociais da região.
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Roda de conversa Oficina "História, Gênero, Cidadania e Periferia" |
Durante os relatos de experiência que serão publicados neste blog, você poderá conferir os resultados dessa atividade e a lição didática que a mesma proporcionou para os bolsistas, é só acessar a página inicial.
Para ter acesso ao documentário utilizado durante a oficina, acesse o link:
Mulheres da Terra (2013)
A segunda oficina foi realizada sobre o
tema História, Identidade e Cultura Hip-Hop.
Essa oficina
ocorreu no dia 20 de maio e trabalhou com o recorte temático: A Cultura hip-hop
no Brasil Contemporâneo - entre as linguagens artísticas como expressões das
lutas sociais e como construtoras da identidade negra na periferia e a sua
institucionalização. O objetivo foi abordar o conceito de
identidade e a história da Cultura Hip-Hop, suas origens e sua trajetória
brasileira. Para tal foram definidos recortes de documentários que motivassem o debate com os alunos.
A reflexão em torno do conceito de identidade teve como finalidade apresentar
aos discentes um diálogo entre a construção identitária e a Cultura Hip-Hop, no
que tange a afirmação de uma identidade dos negros oriundos de
periferias. Houve uma apresentação sobre a origem dessa cultura e seu movimento
político-social tanto nos guetos de Nova York quanto no Brasil, suas principais
características e linguagens artísticas, que são o break, o rap e o
grafite. Vale ressaltar que em todos os momentos, buscou-se a participação dos alunos.
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Batalha de Rap entre os alunos Oficina "História, Identidade e Hi-Hop" |
O primeiro conteúdo
elencado foi as origens estadunidenses da cultura hip-hop, por meio de um
trecho do documentário The Furious Force of Rhymes (2010) dirigido por Joshua
Litle. Assim, iniciou-se o diálogo com os alunos sobre o surgimento e objetivos
do Hip-Hop. Em seguida, os alunos foram incentivados a discutir sobre
o surgimento do Hip-Hop no Brasil e seus aspectos específicos, por meio do
recorte do documentário "Nelson Triunfo" (2014), dirigido por Maria
Lucia Ramos.
Após a
historicização desse movimento, buscou-se pensar como ele contribui para a
construção de uma identidade coletiva entre os indivíduos participantes.
Concluindo a oficina os alunos realizaram uma "batalha de rap" com
intuito de fazer uma demonstração do universo de experiências próprias que os
circundavam. Eles apresentaram músicas de autoria própria e criaram versos
relacionados com o que foi discutido durante toda a aula.
Para finalizar,
houve a entrega de uma atividade que consistia no registro visual/fotográfico ou
audiovisual de alguma expressão cultural relacionada com o movimento Hip-Hop,
como por exemplo: grafite, apresentação de Break, batalha de rimas, etc. O
objetivo foi fazer com que o aluno percebesse traços dessa cultura em seu
cotidiano refletindo sobre os assuntos discutidos em sala de aula.
Você poderá conferir as produções realizadas pelos alunos do IFG Aparecida de Goiânia através dessa atividade, é só acessar a página Expo-Alunos.
Para ter acesso aos documentários exibidos na oficina, acesse os links:
The Furious Force of Rhymes (2010)
Nelson Triunfo (2014)
Você poderá conferir as produções realizadas pelos alunos do IFG Aparecida de Goiânia através dessa atividade, é só acessar a página Expo-Alunos.
Para ter acesso aos documentários exibidos na oficina, acesse os links:
The Furious Force of Rhymes (2010)
Nelson Triunfo (2014)
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