Oficinas 2017

Oficinas de História
         Gênero, Cidadania e Periferia
          Identidade e Cultura Hip-Hop


Durante o mês de maio de 2017 foram realizadas duas aulas oficinas de História com os alunos do ensino médio integrado aos cursos técnicos de Agroindústria, Química e Edificações do Instituto Federal de Goiás/Aparecida de Goiânia. Essas ações foram construídas a partir de dois objetivos fundamentais: desenvolver a prática docente entre os bolsistas do PIBID e proporcionar um momento de debate e aprendizado para os alunos sobre Gênero, Cidadania, Periferia, Identidade e Cultura Hip-Hop.  As aulas foram instigadas por meio da exibição de documentários audiovisuais que problematizaram esses temas da atualidade e permitiram uma discussão norteada pela perspectiva histórica. Dessa forma, foi possível elaborar uma reflexão dentro da disciplina de História acerca desses conteúdos.

A primeira oficina foi realizada sobre o tema História, Gênero, Cidadania e Periferia.
Essa oficina foi realizada no dia 06 de maio e abordou as relações históricas entre cidadania e gênero, ao problematizar a construção do lugar social das mulheres brasileiras na periferia no século XXI. Como estratégia metodológica, os bolsistas optaram por um momento para explicar o significado histórico dos conceitos de Gênero, Cidadania e Periferia. Em seguida, foi exibido o documentário Mulheres da Terra (2013), de 13 minutos de duração, realizado por Allan David, Blenyo Santos, Renata Peres de Lannes e Rubson A. Emídio. A obra audiovisual conta as histórias de vida de cinco moradoras do bairro Terra Prometida, em Aparecida de Goiânia. Residentes na periferia, essas mulheres narram suas trajetórias individuais, seus medos e sonhos, a relação que possuem com o lugar que moram, os obstáculos cotidianos e as demandas sociais da região.
Roda de conversa
 Oficina "História, Gênero, Cidadania e Periferia"
A partir dos depoimentos presentes na película, iniciou-se um debate sobre a construção do lugar social das personagens representadas no filme, que ocorreu entre cinco grupos compostos de aproximadamente 10 alunos. Os bolsistas se organizaram em duplas para conduzir e instigar as discussões, de modo a resgatar os conceitos históricos trabalhados no primeiro momento da aula. Ao tentar aproximar os temas de discussão às realidades e vivências pessoais dos alunos, os bolsistas encaminharam a produção de uma atividade sobre as percepções de mulheres, que fazem parte do cotidiano deles, acerca do que é periferia, do que quer dizer cidadania e de como percebem as mudanças sociais na História das Mulheres em sua própria vida. A atividade compreendeu a realização de uma entrevista com mulheres do convívio dos discentes e a elaboração textual sobre o que foi possível assimilar da entrevista e da oficina. 
Durante os relatos de experiência que serão publicados neste blog, você poderá conferir os resultados dessa atividade e a lição didática que a mesma proporcionou para os bolsistas, é só acessar a página inicial
Para ter acesso ao documentário utilizado durante a oficina, acesse o link: 
Mulheres da Terra (2013)

A segunda oficina foi realizada sobre o tema História, Identidade e Cultura Hip-Hop.
Essa oficina ocorreu no dia 20 de maio e trabalhou com o recorte temático: A Cultura hip-hop no Brasil Contemporâneo - entre as linguagens artísticas como expressões das lutas sociais e como construtoras da identidade negra na periferia e a sua institucionalização. O objetivo foi abordar o conceito de identidade e a história da Cultura Hip-Hop, suas origens e sua trajetória brasileira. Para tal foram definidos recortes de documentários que motivassem o debate com os alunos.
    A reflexão em torno do conceito de identidade teve como finalidade apresentar aos discentes um diálogo entre a construção identitária e a Cultura Hip-Hop, no que tange a afirmação de uma identidade dos negros oriundos de periferias. Houve uma apresentação sobre a origem dessa cultura e seu movimento político-social tanto nos guetos de Nova York quanto no Brasil, suas principais características e linguagens artísticas, que são o break, o rap e o grafite. Vale ressaltar que em todos os momentos, buscou-se a participação dos alunos.
Batalha de Rap entre os alunos
Oficina "História, Identidade e Hi-Hop"
O primeiro conteúdo elencado foi as origens estadunidenses da cultura hip-hop, por meio de um trecho do documentário The Furious Force of Rhymes (2010) dirigido por Joshua Litle. Assim, iniciou-se o diálogo com os alunos sobre o surgimento e objetivos do Hip-Hop. Em seguida, os alunos foram incentivados a discutir sobre o surgimento do Hip-Hop no Brasil e seus aspectos específicos, por meio do recorte do documentário "Nelson Triunfo" (2014), dirigido por Maria Lucia Ramos.
Após a historicização desse movimento, buscou-se pensar como ele contribui para a construção de uma identidade coletiva entre os indivíduos participantes. Concluindo a oficina os alunos realizaram uma "batalha de rap" com intuito de fazer uma demonstração do universo de experiências próprias que os circundavam. Eles apresentaram músicas de autoria própria e criaram versos relacionados com o que foi discutido durante toda a aula.

Para finalizar, houve a entrega de uma atividade que consistia no registro visual/fotográfico ou audiovisual de alguma expressão cultural relacionada com o movimento Hip-Hop, como por exemplo: grafite, apresentação de Break, batalha de rimas, etc. O objetivo foi fazer com que o aluno percebesse traços dessa cultura em seu cotidiano refletindo sobre os assuntos discutidos em sala de aula.
Você poderá conferir as produções realizadas pelos alunos do IFG Aparecida de Goiânia através dessa atividade, é só acessar a página Expo-Alunos
Para ter acesso aos documentários exibidos na oficina, acesse os links:

The Furious Force of Rhymes (2010)


Nelson Triunfo (2014)






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