O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Governo Federal regulamentada em 2004 e que se tornou Política Pública em 2013. O programa vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as instituições de ensino superior e com as unidades da Rede Pública de Ensino.
O PIBID visa contribuir na articulação entre os cursos de licenciatura e as escolas parceiras de modo a auxiliar as(os) futuras(as) professoras(es) do Ensino Básico no entendimento da realidade escolar e em suas escolhas relacionadas às metodologias de ensino-aprendizagem. A partir das ações desenvolvidas por bolsistas, coordenadoras(es) de área e supervisoras(es), o programa busca a valorização do magistério ao incentivar a formação de professoras(es) em nível superior que possam desenvolver uma prática docente de caráter inovador. Outro ponto importante dessa iniciativa é a sua colaboração para a formação continuada dos professoras(es) das escolas parceiras que atuam como supervisoras(es) no programa.
Com a intenção de propiciar essa iniciação à docência ao corpo discente do curso de Licenciatura em História do Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia, se iniciou um Subprojeto de História do PIBID em 2010 e que foi findado no ano de 2013. A partir disso, abriu-se a possibilidade para iniciar em 2014 o subprojeto atual que contava com 40 bolsistas discentes, viabilizando a elas(es) a oportunidade de dar os primeiros passos na docência com práticas inovadores na formação de professoras(es).
Embora tenha sofrido com ameaças de extinção do programa pelo Governo Federal frente à instabilidade política nacional no ano de 2016, e com isso ter perdido 11 bolsas, o Subprojeto em História chegou em 2017 com 32 delas: 29 contemplando as(os) bolsistas discentes, 3 as(os) professoras(es) supervisoras(es) e 2 as(os) docentes coordenadoras(es).
Atualmente, o subprojeto trabalha junto a duas instituições da Rede Pública: o Colégio Pedro Xavier Teixeira (Goiânia) e o IFG - Campus Aparecida de Goiânia. As práticas desenvolvidas nessas escolas envolvem: a) a pesquisa para conhecimento da instituição de ensino e de seu Projeto Político-Pedagógico (PPP), bem como de seu corpo docente e quadro estudantil; b) a elaboração de planos de intervenção para aulas de História, assim como para disciplinas eletivas; c) e a produção e execução de oficinas com temáticas abordadas pela História que dialogam com as demandas do cotidiano.
Este Blog visa compartilhar o resultado da atividade que foi realizada no mês de maio de 2017 com as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral de Agroindústria, Edificações e Química no IFG – Campus Aparecida. Esta escola é parceira do PIBID desde 2015, tendo o espaço aberto para 10 bolsistas discentes da licenciatura, sob a supervisão do professor de História Me. Danyllo Di Giorgio.
A atividade em questão refere-se a duas oficinas que trataram das relações de gênero, cidadania, periferia, identidade, arte e cultura hip-hop por meio da História. Esse foi mais um dos trabalhos realizados em parceria com o IFG – Campus Aparecida nos últimos dois anos, que foram marcados pelo exercício de pesquisa sobre o perfil, o currículo e o funcionamento dos cursos de nível médio, o que por sua vez foi fundamental para orientar as elaborações das demais atividades e para contribuir com a formação das(os) bolsistas como professoras(es)-pesquisadoras(es).
Nenhum comentário:
Postar um comentário