Relato de Experiência
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como um todo é responsável por proporcionar a nós bolsistas uma experiência antecipada com a sala de aula e com os alunos, apresentando ainda a forma em que se constitui o trabalho do professor também fora de sala. Participar desse programa realizando oficinas de História no IFG/Aparecida de Goiânia foi muito gratificante e grandioso, pois foi nosso primeiro contato com os discentes, no qual aprendemos que, por mais que o professor prepare sua aula, é necessário que estejamos preparados para qualquer desvio, de modo que possamos adaptar e reajustar a aula no momento em que as necessidades surgirem.
O que nos marcou bastante durante a realização das oficinas foi a generosidade e disposição dos alunos, pois esses participaram ativamente das discussões propostas e de forma muito crítica, mostrando-nos um grande interesse nos temas abordados. Além disso, tivemos um grande crescimento pessoal, no que se refere ao planejamento da aula, já que foi possível adquirir fundamental bagagem teórica. Essa experiência também proporcionou uma espécie de renovação da nossa vontade de permanecer no curso e atuar como docentes. Acreditamos que o PIBID é responsável por mostrar desde cedo aos alunos dos cursos de Licenciatura o trabalho do professor, o que realmente acontece conosco.
Também nos deixa mais próximos da experiência em sala de aula. Tivemos um grande enfrentamento com a aula expositiva dialogada, pois, na graduação, principalmente nos períodos iniciais, não exercitamos muito esse método. Percebemos que o conhecimento histórico está constituído também na realidade dos alunos. Um exemplo disso foi a atividade para ser realizada em casa, que nós encaminhamos aos alunos durante a Oficina sobre História, Gênero, Cidadania e Periferia. Foi proposta uma entrevista com pessoas do convívio dos estudantes e a produção de textos direcionados por questões, a partir da entrevista realizada e da oficina. Observamos nessa atividade que há muitos elementos correspondentes com o conteúdo dado em sala de aula, que estão presentes no cotidiano das entrevistadas e dos próprios alunos. Através dos conhecimentos obtidos, eles puderam analisar as respostas das entrevistadas e identificar os conceitos trabalhados durante as oficinas.
Bolsistas:
Thaysa Alves
Bruna Lima
O que nos marcou bastante durante a realização das oficinas foi a generosidade e disposição dos alunos, pois esses participaram ativamente das discussões propostas e de forma muito crítica, mostrando-nos um grande interesse nos temas abordados. Além disso, tivemos um grande crescimento pessoal, no que se refere ao planejamento da aula, já que foi possível adquirir fundamental bagagem teórica. Essa experiência também proporcionou uma espécie de renovação da nossa vontade de permanecer no curso e atuar como docentes. Acreditamos que o PIBID é responsável por mostrar desde cedo aos alunos dos cursos de Licenciatura o trabalho do professor, o que realmente acontece conosco.
Também nos deixa mais próximos da experiência em sala de aula. Tivemos um grande enfrentamento com a aula expositiva dialogada, pois, na graduação, principalmente nos períodos iniciais, não exercitamos muito esse método. Percebemos que o conhecimento histórico está constituído também na realidade dos alunos. Um exemplo disso foi a atividade para ser realizada em casa, que nós encaminhamos aos alunos durante a Oficina sobre História, Gênero, Cidadania e Periferia. Foi proposta uma entrevista com pessoas do convívio dos estudantes e a produção de textos direcionados por questões, a partir da entrevista realizada e da oficina. Observamos nessa atividade que há muitos elementos correspondentes com o conteúdo dado em sala de aula, que estão presentes no cotidiano das entrevistadas e dos próprios alunos. Através dos conhecimentos obtidos, eles puderam analisar as respostas das entrevistadas e identificar os conceitos trabalhados durante as oficinas.
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